E o I Encontro das GFEMs de São Paulo foi lindo!
  • Home
  • /
  • E o I Encontro das GFEMs de São Paulo foi lindo!

E o I Encontro das GFEMs de São Paulo foi lindo!

Aconteceu no último dia 30 de novembro, sexta-feira passada, o I Encontro Estadual de Guardas Municipais Femininas do Estado de São Paulo, iniciativa pioneira, e que já havia se repetido em outros estados. Foram 450 guardas femininas de mais de 60 municípios de São Paulo, além de dezenas de convidadas de outros estados, que já realizaram, ou ainda vão realizar seus encontros. O evento, totalmente autônomo e independente, iniciativa das próprias guardas femininas, sem qualquer vínculo com partidos políticos, administrações de qualquer esfera ou comandos de quaisquer Guardas Municipais de qualquer município, ocorreu na cidade de Embú das Artes, contando com total apoio da prefeitura de Embú, que cedeu o espaço, além de alojamentos,  durou o dia todo, e foi um espaço para que as guardas trocassem experiências pessoais e conhecessem outras realidades, discutindo seus temas específicos, e criando um ambiente festivo, e de elevação da autoestima.

Os temas, apresentados nos 3 painéis, “Relações Sociais”, “Saúde” e “Relações de Trabalho”, foram subdivididos em 6 palestras, cujos temas, bem como suas respectivas palestrantes, foram: “Família e Maternidade” (GCMF Juliana Lacerda Ferreira, de Ilha Solteira), “Comunidade e Projetos Sociais” (Inspetora Shirley Cardoso de Souza, Embu das Artes), “Saúde Física” (dra. Sandra Dircinha T. Araújo, ginecologista, Barueri), “Saúde Mental”(dra. Norma Vieira, psiquiatra, Embú das Artes), “Discriminação e Assédios” (GCM-CE Claudia Tavares, São Paulo e dra. Renata Cruppi, advogada, Santo André), e “Ascensão na Carreira” (GCM-CE Adriana Andreose, São Paulo).

Destaque também para as GCMFs  Janfre e Militão, que receberam das demais guardas presentes uma emocionante  homenagem. A GFEM Janfre sofreu um grave acidente, tendo um dos braços amputados. Mesmo apta à aposentadoria, lutou por seu direito de permanecer na Guarda Municipal de São Paulo, integrando até hoje o IOPE, grupo de elite da GCM paulistana, mostrando garra e coragem. A GFEM Militão travou intensa, mas vitoriosa luta contra o câncer, e, já restabelecida, é a primeira e única integrante da unidade ROMU, da Guarda Municipal de Cotia. Parabéns às homenageadas pelo exemplo de persistência e bravura!

Confira galeria completa de fotos, e video de um momento de grande emoção já no início do evento: o Hino Nacional cantado pela IS Lidia Maria de Gouvea no link: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=507657319753471&id=100015276218084

 

Leave Your Comment Here