• Home
  • /
  • Nota à Imprensa da Presidência da AGES acerca do vídeo de treinamento com gel de pimenta com Policiais da Guarda Civil Metropolitana

Nota à Imprensa da Presidência da AGES acerca do vídeo de treinamento com gel de pimenta com Policiais da Guarda Civil Metropolitana

O procedimento adotado em treinamento efetuado por integrantes do IOPE, que é o grupamento especializado da Guarda Civil Metropolitana, se mostra correto. Isto porque esta fase do treinamento tem dois objetivos básicos:

1) aflorar a capacidade psicológica do policial em enfrentar o agente químico em caso de contato acidental;

2) Dar ao policial a exata noção dos efeitos que este agente químico tem quando aplicado em um indivíduo, parametrizando sua utilização. Ou seja, o treinamento ministrado não tem por objetivo expor o policial, e sim treiná-lo para utilização da ferramenta.

Note-se que o treinamento visa dar experiência ao policial, para que não haja abusos quando o material for utilizado em casos de distúrbios urbanos. Sendo assim, o treinamento também é uma ferramenta de garantia de comedimento, salvaguardando a saúde da população de maneira geral.

Apesar do choque que as imagens causam na população de maneira geral, fato é que, com base nas explicações acima, o procedimento é necessário para parametrização do policial no uso de tal instrumento, garantindo assim um serviço de segurança pública de qualidade à população.

Nossa preocupação enquanto Associação se encontra no fato de se averiguar se todos os procedimentos técnicos para ministração do curso foram cumpridos, o que é impossível de se afirmar com base do vídeo veiculado, devendo estas informações ser prestadas pelos policiais do IOPE.

Adriana Andreose

Presidente

Leave Your Comment Here